PUBLICIDADE

6 itens do dia a dia que podem ser reciclados e como fazer

O hábito de reciclar e reutilizar materiais ajuda a reduzir diversos danos ambientais; saiba como separar o material para coleta

De acordo com o Fundo Mundial para a Natureza (WWF, na sigla em inglês), aproximadamente 10 milhões de toneladas de plástico são descartadas no mar todos os anos. Além de colocar em risco a vida de diversos animais, ameaçando até mesmo a preservação de algumas espécies, o lixo também causa a contaminação da água - o que pode afetar diretamente os seres humanos.

Neste sentido, algumas ações no dia a dia, mesmo que pareçam pequenas, têm o poder de causar grandes mudanças na conservação da fauna e flora do planeta. A reciclagem, tópico discutido há anos, é uma das maneiras mais eficientes de diminuir a produção de lixo e garantir a preservação do planeta como um todo.

Produtos que consumimos com frequência na nossa rotina, por exemplo, podem ser reutilizados com facilidade. Da mesma forma, há também a possibilidade de optarmos por itens que são considerados aptos para o processo de reciclagem na hora da compra. Confira alguns exemplos:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

1- Tubos de creme dental

Item presente na casa de todas as pessoas, o tubo de creme dental é um dos materiais mais descartados mundialmente, de acordo com a publicação Recycling International. De acordo com o periódico, normalmente esse tipo de embalagem é composto por plástico e alumínio, o que diminui a possibilidade de reaproveitamento.

De olho nisso, a Colgate Natural Extracts relançou a sua linha de cremes dentais de 90g com o primeiro tubo reciclável da companhia, no Brasil. Essa novidade é feita principalmente de um plástico chamado HDPE - Polietileno de Alta Densidade, permitindo que o tubo seja reciclado ao final de sua vida útil, o que facilita na hora de separar os materiais para a coleta.

A empresa tem o compromisso em ter 100% de seu portfólio feito de embalagens recicláveis, reutilizáveis ou compostáveis até 2025. Dessa forma, como esse projeto não é só sobre a Colgate, mas sim sobre algo bem maior, a companhia vai disponibilizar essa tecnologia com seus concorrentes visando dar início a uma mudança geral no mercado. Além da embalagem, o uso de ingredientes naturais na composição do creme dental e dos enxaguantes bucais também é outro ponto de destaque, conciliando a saúde bucal do usuário com a preservação do meio ambiente.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

A linha conta com três opções de creme dental, que trazem sabores surpreendentes e são produzidos com extratos de origem natural: Purificante (possui carvão ativado e extrato natural de menta na sua composição, promovendo uma limpeza profunda); Detox (contém azeite de gengibre e extrato de coco, que ajudam a remover bactérias que causam mau hálito, cárie e problemas na gengiva); e Reinforced Defense (com extratos de limão siciliano, toranja, laranja e eucalipto, para fortalecer os dentes e proporcionar uma sensação refrescante).

2 - Embalagens em geral

Ao consumir alguns tipos de produto, como biscoitos, salgadinhos e shampoos, é possível reconhecer as embalagens que podem ser recicladas através do símbolo padrão gravado no rótulo - três setas contínuas que formam um triângulo. Assim, é possível realizar uma escolha consciente na hora da compra, optando por marcas que utilizam materiais recicláveis.

3 - Potes de sorvete e manteiga

Além da possibilidade de enviar as embalagens utilizadas para os centros de reciclagem, também é possível reutilizar os potes de sorvete e margarina. Após higienizá-los, utilize esses recipientes vazios para guardar sobras de comida na geladeira, por exemplo.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

4 - Tampa de garrafa

A liberdade para explorar a criatividade também é uma das possibilidades dadas pela reciclagem. Ao guardar tampinhas de garrafa, é possível montar o seu próprio jogo de damas, colorindo o material com tinta. O produto ainda serve como decoração, permitindo que diferentes tipos de artesanato e peças decorativas sejam criadas.

5 - Tubos de papel higiênico

A criatividade também pode ser colocada em prática na hora de repor os rolos de papel higiênico. Os tubos de papelão podem servir como material de artesanato para as crianças, fazendo com que elas montem seus próprios brinquedos. Caso não haja crianças em casa, alguns centros infantis podem receber doações de tubos.

6 - Sementes de frutas e vegetais

Após cozinhar ou consumir alimentos, use as sementes para formar sua própria horta. Outra opção interessante é a compostagem doméstica, que reduz a quantidade de lixo orgânico e a emissão de gases do efeito estufa.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Como separar o material para coleta

De acordo com a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, alguns dos itens mais utilizados no dia a dia podem ser reciclados, entre eles plásticos, sacolas, latinhas de alumínio, jornais e revistas, vidros de conserva e garrafas, brinquedos e potes. O isopor e o papelão também são considerados materiais recicláveis e devem ser devidamente separados no descarte.

Ainda de acordo com a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, antes de jogar no lixo, é importante saber que as embalagens de plástico e vidro devem ser lavadas para que não haja resíduos de alimentos ou produtos, o que pode dificultar a triagem nos centros de reciclagem ou até mesmo impedir o reaproveitamento do material. Já os produtos em metal, como as latinhas, podem ser prensados e armazenados em conjunto.

No caso dos materiais feitos de papel, eles devem estar sempre limpos e secos. Papéis engordurados e sujos, papéis adesivos ou plastificados, além de fotografias, não são reaproveitáveis. Com essas informações em mente, procure saber se o caminhão da coleta seletiva passa na sua rua, acessando o site da prefeitura de sua cidade e verificando a disponibilidade.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)