PUBLICIDADE

Exercícios somente nos fins de semana trazem benefícios à saúde

Exercitar-se uma ou duas vezes por semana reduz em 30% risco de morte

A rotina sobrecarregada acaba dificuldade ou desanimando pessoas a praticarem exercícios, porém aqueles que já reservam o fim de semana para fazer atividades físicas podem comemorar. De acordo, com um estudo publicado na última na revista científica "JAMA Internal Medicine", exercitar-se uma ou duas vezes por semana não é tão prejudicial assim.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Os pesquisadores Universidade de Loughborough, no Reino Unido, analisaram dados de mais de 60 mil adultos de meia idade entre 1994 e 2012. Durante o período, quase 9 mil deles morreram, por diferentes razões. Ao longo da pesquisa, os participantes seguiram a recomendação mínima dos órgãos internacionais de saúde: 150 minutos semanais de atividade física moderada ou 75 minutos de atividade intensa.

O resultado mostrou que pessoas que se exercitaram várias vezes ao longo da semana tiveram uma redução de 35% no risco de morte e os participantes que fizeram apenas uma ou duas sessões alcançaram redução de 30% com relação com aqueles que eram completamente sedentário.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Segundo os especialistas, a probabilidade de falecer por algum problema cardiovascular foi 41% menor para quem se exercitou mais vezes e 40% mais baixa entre aqueles que se movimentavam no fim de semana. Bem como, a redução no risco de morte por câncer foi de 21% para quem fez atividades com frequência e 18% para as pessoas que praticam exercícios intensos uma ou duas vezes por semana.

"Milhões de pessoas gostam de fazer esporte uma ou duas vezes por semana, mas elas podem estar preocupadas de não estarem fazendo o suficiente. Mas agora encontramos um benefício claro. O exercício somente uma ou duas vezes na semana é capaz de deixar as pessoas saudáveis", comentou Gary O'Donovan, pesquisador de atividade física da Universidade de Loughborough e autor do estudo.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

No entanto, o estudo mostrou que é preciso realizar exercícios moderados antes de introduzir qualquer exercício vigoroso. Além disso, especialistas não acreditam que a prática de atividade física apenas nos finais de semana sejam apropriadas, para manter a saúde seria preciso realizar exercícios com frequência recomendada.