PUBLICIDADE

Como começar a ter uma vida mais sustentável?

Levar uma vida mais sustentável é positivo para a sua saúde e para o meio ambiente; veja como começar

Nos últimos anos, a busca por uma vida mais saudável e mais sustentável tem ganhado força. Por outro lado, há quem acredite que esse estilo de vida é difícil e exige muito esforço, o que faz com que elas adiem o primeiro passo.

Mas hoje estamos aqui para mostrar que adotar um novo estilo de vida não precisa ser algo complicado. Na verdade, pequenas mudanças contam e já contribuem para um mundo mais sustentável, com menos desperdício. Confira abaixo como começar!

Reduza o consumo de água

Escovar os dentes ou lavar a louça com a torneira aberta, limpar a calçada com mangueira? exemplos de desperdício de água não faltam.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Mas você sabia que, de acordo com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), cinco minutos com a torneira aberta é suficiente para gastar 80 litros de água considerando apartamentos e 12 litros de água quando se trata de uma casa?

A dica aqui é simples: feche o chuveiro ao se ensaboar, e a torneira ao lavar a louça e ao escovar os dentes. Utilize a água da chuva ou da máquina de lavar para limpar a calçada e procure ter um consumo mais consciente de forma geral.

Escolha cosméticos bons para o meio ambiente (e para a saúde)

Atualmente, existem os cosméticos cruelty free, ou seja, não realizam testes em animais; os veganos, os orgânicos e outros livres de componentes que podem sensibilizar a pele e agredir o meio ambiente.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Por isso, tenha o hábito de olhar os rótulos na hora da compra, assim você faz a aquisição de acordo com seus valores.

Opte por produtos reutilizáveis

Canudos de inox e ecobags são exemplos de produtos reutilizáveis fáceis de serem entrados e que se adaptam à rotina sem grandes mudanças. Apesar de parecer muito simples, essas trocas contribuem para diminuir o consumo de plástico, material que demora anos para se decompor e é um dos principais poluentes dos mares e oceanos.

Dê preferência a transportes não emitem poluentes

Bicicleta, skate, patins, patinete... Essas opções, além de não emitir poluentes, são formas de praticar atividades físicas. Mas caso você não tenha nenhuma delas, o transporte coletivo também é uma alternativa.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Dessa forma, serão menos carros na rua, resultando em uma menor emissão de gases poluentes que colaboram para o efeito estufa e o aquecimento global.

Separe o lixo

Na correria do dia a dia, fazer reciclagem pode ser uma alternativa mais difícil. Mas vale, ao menos, separar os tipos de lixo: recicláveis, não recicláveis e orgânicos. Isso porque o descarte incorreto de lixo colabora com a emissão de gases poluentes, além da possibilidade de contaminar o solo, água e mares. Já os resíduos orgânicos, quando separados adequadamente, podem virar compostagem para a sua horta.

Uma boa opção para incluir no dia a dia e assim começar a fazer o descarte correto dos resíduos é a linha Colgate Natural Extracts. Isso porque os cremes dentais de 90g agora contam com o novo tubo reciclável da companhia. Essa novidade é feita com o mesmo plástico usado na produção de embalagens HDPE - Polietileno de Alta Densidade, por isso pode ser reciclado da mesma maneira.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

O tubo reciclável faz parte do compromisso da Colgate de ter 100% de todas as suas embalagens feitas de materiais recicláveis, reutilizáveis ou compostáveis até 2025. Também, como esse comprometimento com o meio ambiente não é só sobre a companhia, mas sim algo maior, a Colgate vai disponibilizar essa alternativa pioneira e sustentável com seus concorrentes, a fim de dar início a uma mudança global para as embalagens recicláveis.

E em casa, lembre-se que adaptações levam tempo, portanto, no começo é normal esquecer das atitudes em prol do meio ambiente em alguns dias. O importante é não desistir de mudar e ser mais sustentável!