PUBLICIDADE

8 formas de ensinar os filhos a ter consciência ambiental e de saúde

Deseja educar filhos que se preocupam com o meio ambiente e com a saúde? Veja dicas

A criança é semelhante a uma esponja, que absorve o que está acontecendo à sua volta e, principalmente, aprende pelo exemplo. Logo, demonstrar consciência ambiental dentro de casa, bem como um cuidado com a saúde, é fundamental para que a criança cresça tendo amor pela natureza, sabendo respeitar o meio ambiente e se empenhando para melhorá-lo, bem como sabendo fazer boas escolhas para sua saúde.

Abaixo, veja algumas dicas para aplicar no dia a dia.

1 - Dê o exemplo: a criança observa muito o que os pais ou cuidadores praticam, por isso o exemplo, muitas vezes, vale mais do que as palavras. Para que a criança cresça tendo mais consciência ambiental e de saúde, o ideal é que os pais se aprofundem mais no tema, para poder praticar boas atitudes já dentro de casa e, por sua vez, a criança observar e repetir o bom comportamento.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

2 - Use menos embalagens: você é daquelas pessoas que sempre se esquece de levar sacolas reutilizáveis na hora de fazer compras no mercado? Pois saiba que essa atitude não é um bom exemplo para seu filho. Quando for às compras com ele, antes de sair de casa peça para a criança pegar a sacola reutilizável para você, e reforce a importância de diminuir o uso de materiais descartáveis para o meio ambiente.

3 - Recicle: um grande impacto no meio ambiente pode ser evitado por meio da reciclagem. Por isso, separe recipientes para separar o lixo dentro de casa, e peça a ajuda da criança para escolher em qual lugar colocar cada item: plásticos, vidros, papéis, lixo orgânico, etc. Além disso, conte - em forma de uma história - como cada item terá o seu destino e se transformará novamente em uma embalagem possível de ser utilizada.

No dia a dia, sempre priorize embalagens que podem ser recicladas. Um exemplo de item essencial e que pode ser reciclado é o tubo do creme dental de 90g da Colgate Natural Extracts. Além disso, a linha conta com ingredientes naturais que ajudam na saúde bucal.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

4 - Se alimente de forma saudável: é importante que a criança tenha acesso a uma alimentação natural e de verdade, com frutas, legumes, verduras e outros vegetais, pois assim conseguirá entender que essa é a base da saúde. É importante explicar, desde pequeno, que é ali que se concentram os nutrientes que ajudam o nosso corpo funcionar corretamente, e consumir alimentos saudáveis na presença da criança. Da mesma forma, evite comer alimentos ultraprocessados e ricos em açúcar quando a criança estiver por perto. Ela não sentirá falta deles caso não seja apresentada a eles precocemente.

5 - Incentive a prática de atividade física: jamais censure seu filho se ele está correndo, pulando ou brincando de forma ativa, exceto se a atividade em questão representar risco à saúde dele ou comprometer a de outros. Movimentar-se é importante para a saúde e a criança pegará gosto ainda na infância caso seja incentivada da maneira correta. Aproveite, também, para praticar algum exercício físico com a criança no seu tempo livre, como jogar bola, pular corda, correr pequenas distâncias como em brincadeiras como pega-pega, por exemplo.

6 - Incentive o consumo sustentável: é natural que a criança deseje ter inúmeros brinquedos. Mas a verdade é que quando há uma variedade muito grande, muitos deles chegam até mesmo a perder a graça. Por isso, procure limitar a uma quantidade saudável de opções, e relembre ao seu filho que é importante doar os brinquedos a outra criança quando eles já não fizerem mais sentido ou não parecerem mais tão divertidos assim, com isso

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

7 - Faça passeios em meio à natureza: nada melhor do que explicar, na prática, a importância de um meio ambiente saudável. E essa associação pode ser feita com passeios ao ar livre, em meio à natureza. Além disso, procure levar as crianças em exposições ou museus que falem sobre o meio ambiente.

8 - Priorize produtos mais naturais: no dia a dia, seja nos cosméticos ou em outros itens, procure priorizar o consumo de produtos que contenham ingredientes naturais, como por exemplo a linha de cremes dentais de Colgate Natural Extracts. Isso também ensinará a criança de que a natureza é capaz de fornecer inúmeros ativos excelentes para a saúde e que podem retornar ao meio ambiente sem maiores danos.